Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

15/5/2013 - Piracicaba - SP

Conheça o Legislativo valoriza o trabalho do professor em sala de aula, diz docente de História




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Dura poucas horas a participação de estudantes de Piracicaba no "Conheça o Legislativo", mas isso não significa que a experiência se encerra junto com as palestras, já que ela pode continuar no aprendizado do dia a dia e até se estender por toda uma vida. "O projeto valoriza o trabalho do professor em sala de aula", resumiu Carmem Aparecida Cardoso, docente de História que acompanhou os 39 alunos da Escola Estadual "Catharina Casale Padovani" que estiveram na sede do Legislativo na manhã desta quarta-feira (15).

Isso porque, durante o "Conheça o Legislativo", os jovens assistem a palestras que tratam de assuntos tidos muitas vezes como "sisudos" ––por exemplo, a origem de Piracicaba, as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as funções desempenhadas por um vereador–– de forma didática, estimulando a interação com os estudantes. "São temas que trabalhamos em classe, mas, quando vemos aqui, é diferente, pois acabam despertando a atenção e o interesse dos alunos", sintetizou Carmem, que avaliou a visita como "muito boa".

Mas há casos de quem participou do projeto e ainda se lembra dele mesmo depois de anos. O vice-presidente da Câmara, Carlos Alberto Cavalcante (PPS), que fez o convite para a vinda da Escola Estadual "Catharina Casale Padovani" à Câmara, contou a satisfação que teve ao, recentemente, ter sido parado na rua por um aluno que participou do "Conheça o Legislativo" em 2009, ano de estreia de Carlinhos ––que hoje está em seu segundo mandato–– como vereador. Hoje na faculdade, o jovem recordou ao parlamentar a visita que fez à Casa de Leis quando cursava o Ensino Fundamental.

"Ele bateu no meu ombro para dizer que participou do "Conheça o Legislativo" e falar que tinha ficado contente em ter vindo aqui", contou Carlinhos. O parlamentar pediu aos jovens que a oportunidade de visitar a Câmara os estimule a cobrar dos vereadores melhorias para a cidade. Ele lembrou que a discussão do Plano Plurianual do Município foi um exemplo de como os cidadãos podem interferir nos rumos de Piracicaba. "Pelo PPA Cidadão, a pessoa pode acessar a internet e dar sua opinião. Não significa que a ideia será acatada, mas o prefeito vai analisá-la e pode aproveitá-la."

Durante a visita à Câmara, os 39 alunos das turmas D e E do 9º ano da Escola Estadual "Catharina Casale Padovani" assistiram às palestras comandadas pelo historiador da Câmara, Fábio Bragança, pelo advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, e pela agente Mariane Pereira Souza, do Departamento Jurídico. Ao final, houve a simulação de uma reunião ordinária, na qual os estudantes puderam discutir um projeto de lei fictício e reproduzir na prática as discussões que ocorrem no plenário da Câmara.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.