18/9/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Ao recepcionar mais escolares, o vice-presidente da Câmara, Carlinhos Cavalcante (PPS) destacou a importância do programa na formação dos jovens.
O grupo de 31 alunos participou na manhã de hoje (18) de mais uma edição do Programa que atua no despertar da cidadania. Os alunos, da oitava série B, da Escola do SESI 085, Vila Industrial estiveram na Câmara sob a coordenação dos professores: Amauri Antonio Toloti (História) e Elaine Cristina Monteiro Albino Passarelli (Língua Portuguesa) e, ocupou as dependências do Salão Nobre da Câmara "Prof. Helly de Campos Melges", das 8 às 11h00 para acompanhar mais uma edição do Programa Conheça o Legislativo, que há mais de cinco anos se pauta em despertar o processo de formação de crianças e jovens para a importância da cidadania, na compreensão dos três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), da formação histórica de Piracicaba, além de receberem orientações sobre os malefícios das drogas.
Na oportunidade, o vereador Carlinhos destacou a importância do projeto, que atua no despertar de crianças e jovens para noções de cidadania, além de mostrar o dia-a-dia dos parlamentares no atendimento às demandas sociais. E, informou que mais de cinco mil alunos já passaram pela Câmara, nos cinco anos de funcionamento do projeto. Cavalcante também falou da turbulência que vive o País, com reflexo em Piracicaba, o que exige o despreendimento de cada cidadão visando melhorar o relacionamento humano.
O parlamentar também deu exemplos práticos de como cada aluno pode participar diretamente na resolução de um problema, a exemplo de pedir que a Prefeitura tape um buraco de rua, sendo que basta a pessoa ligar no 156 e ter posse de um protocolo com esta reclamação, sendo que caso a Prefeitura não faça o serviço fica mais fácil solicitar o apoio de um vereador e, dar prosseguimento na cobrança junto ao poder Executivo.
Cavalcante também fez um alerta aos alunos para ficarem longe de vícios, da violência e das drogas, como o crak, maconha e outros entorpecentes, além de não abusarem no uso de álcool, para não se envolverem com isso, sob o risco de destruir a si próprio e desestabilizar a família, colocando tudo a perder, prejudicando o futuro, se tornando um mal exemplo para seus filhos. Cavalcante também falou da importância dos alunos observarem a atuação da Prefeitura na realização de obras nos bairros, que contemplam as solicitações da comunidade e os encaminhamentos dos vereadores.
Além de comentar recente atividade com alunos da Escola Estadual Hélio Penteado de Castro, na região de Santa Terezinha, quando os escolares se dispuseram a participar de projeto de sustentabilidade e, defesa do meio ambiente, no recolhimento de entulhos, retirada de lixo e outras intervenções comunitárias.
Na sequência do programa os alunos prestigiaram a palestra do historiador Fábio Bragança, que traçou um perfil histórico do surgimento e da importância das Câmaras, desde o ano de 1140, com o Rei Dom Afonso Henriques em Portugal e, das primeiras Câmaras a serem instaladas no Brasil, São Vicente (1532), Santos (1547), Salvador (1549), São Paulo (1560), Rio de Janeiro (1565) e Piracicaba (1822).
Além de evidenciar o legado histórico da cidade, em fotos e filmes antigos que realçam a condição de Piracicaba ter acolhido o primeiro presidente Civil do Brasil (1894 a 1898), Prudente de Moraes (1841 a 1902), que também foi o vereador mais eleito em 1864, prefeito e presidente da Câmara de 1856 a 1868, Primeiro governador do Estado de São Paulo, 1889 a 1890 e Senador por São Paulo, em 1891 e, patrono da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Já o servidor Bruno de Oliveira, do Deparmento Legislativo abordou em sua palestra os diferentes aspectos dos três poderes da República, compreendendo o Legislativo na elaboração e fiscalização das leis, na tentativa de contemplar os problemas da população; o Executivo ao colocar em prática as leis e, o Judiciário para resolver os casos de conflitos, na administração das leis.
E, o também servidor da Câmara, Sandro Silveira concluiu as atividades com o grupo de alunos ao destacar a função social dos vereadores perante a sociedade, principalmente na fiscalização dos atos do prefeito municipal, na produção de leis em defesa da comunidade e, no assessoramento ao prefeito municipal, quando o vereador assume o papel de principal agente político por estar mais perto da população.
Sandro também abordou sobre as normas e legislações que acompanham toda nossa vida e, da condição de sermos excencialmente um ser político, desde que nascemos e passamos ter consciência nas escolhas de ações e tomadas de decisões. Sandro finalizou suas considerações explicando toda tramitação de um projeto de lei, finalizando com a sansão do prefeito municipal ou da própria Câmara na efetivação da mesma.
No final do programa os alunos participaram de uma simulação de análise e votação de um projeto, quando discutiram um projeto fictício sobre a proibição da prática do bulling nas escolas, sendo que a iniciativa foi aprovada por 13 votos a favor e 05 votos contrários, com excessão do voto do presidente da Mesa Diretora, que só se manifesta caso a votação fique empatada e, em votações que exigem fórum qualificado.
A formação da Mesa Diretora foi presidida por Leandro Souza da Silva, seguida por Lucas Henrique Nardini Garcia (vice-presidente), Isabelle Soares da Silva (Primeiro Secretário) e Rafaela Ramiro dos Santos (Segundo Secretário), além do líder de governo, Larissa Adelini Ferreira.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.