Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

13/3/2013 - Piracicaba - SP

"Conheça o Legislativo" destaca o papel de cada cidadão na comunidade




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Na manhã desta quarta-feira (13), alunos do 9º ano da Escola Estadual "Professor Hélio Penteado de Castro" estiveram na Câmara a convite do vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS) e participaram do projeto "Conheça o Legislativo".

Carlinhos explicou aos alunos a importância da prática da política no dia a dia e usou como exemplo a participação de cada cidadão em sua comunidade. "Às vezes, a política é criticada e, em alguns casos, com razão. Mas, se nós conhecermos os problemas da nossa cidade, da nossa comunidade, podemos fazer a diferença. Se vocês observarem algo que possa melhorar o local em que vivem, devem, sim, exercer a cidadania e procurar meios de transformar aquela situação."

Através de um bate-papo com funcionários da Casa, os jovens puderam entender melhor como funciona o processo legislativo.

O advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, discursou sobre a história das Câmaras Municipais e de Piracicaba. Além disso, ele explicou aos estudantes as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. "Os três poderes existem para defender vocês, através de leis que protegem o cidadão."

Bruno encerrou sua participação pedindo que os alunos repassem as informações que obtiveram nas palestras, pois, segundo ele, "quanto mais acesso à informação, mais democrático torna-se o povo".

Já o agente legislativo Sandro Silveira, do Departamento Legislativo, procurou enfatizar a importância da lei na sociedade. Ele disse que os conflitos de convivência que envolvem os seres humanos são um processo natural, de maneira que "a lei existe para que vivamos ordenadamente em sociedade".

SIMULAÇÃO DE REUNIÃO CAMARÁRIA
Com o objetivo de ilustrar tudo o que foi dito nas palestras, foi realizada a simulação de uma reunião camarária.

Os estudantes debateram um projeto de lei fictício sobre a proibição da prática do bullying nas escolas.

No total, 16 alunos participaram da atividade, sendo que cinco deles usaram a tribuna para opinar sobre o tema. O projeto foi aprovado com três votos contrários.

As professoras Madilene Zandoná e Tânia Rochelle Rizzolo acompanharam os jovens nesse dia de atividades na Câmara.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.