17/5/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Unidade de apoio técnico aos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, o Centro de Material e Esterilização (CME) é o responsável pelo processamento de todos os materiais utilizados em unidades de saúde como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), COT (Central de Ortopedia e Traumatologia), Policlínica Santa Teresinha “Dr. Antonio Haddad Dib”, CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher) e CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem).
“Somos responsáveis pelo processamento de todos os materiais, desde a limpeza, inspeção e acondicionamento em embalagens adequadas, até a distribuição desses produtos esterilizados às unidades consumidoras”, destaca Fátima Serafim, enfermeira responsável do CME.
Equipado com uma autoclave horizontal de 313 litros, com opção de esterilização com formaldeído, o CME trabalha com uma média de dois ciclos diários e funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 18h, contando, além de Fátima, com três técnicos de enfermagem. “Temos uma area contaminada que recebe os artigos sujos, onde é feita a limpeza e secagem. Uma área limpa, onde os artigos são inspecionados, preparados e estrilizados, e uma area de armazenamento e distribuição do material estérilizado para as unidades”.
No CME são esterilizados todo tipo de instumental e tecidos, além da desinfecção de alto nível em materiais termossensíveis. No local são seguidas todas as exigências da Visa (Vigilância Sanitária) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Além de manutenção preventiva mensal da autoclave, o equipamento recebe validação anual. “Fazemos ainda diariamente e semanalmente testes na autoclave com indicadores químicos e biológicos para comprovar a funcionalidade e segurança no processamento desses materiais”, diz Fátima.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.