11/3/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jundiaí
A vereadora Márcia Pacheco (PSDB) esteve na tarde de sexta-feira (08/03), reunida com o prefeito Gabriel Ferrato; com desembargador Valdeci Álvares, coordenador do núcleo permanente de métodos consensuais e soluções de conflito; os juízes Mauro Antonini da 5ª vara civel e Pedro Paulo Feranato da 2ª vara de família e o presidente da ACIPI, Ângelo Frias, onde discutiram a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em Piracicaba.
O Cejusc é uma ferramenta criada pelo Judiciário para agilizar processos de menor complexidade e já foi inaugurado em várias cidades do Estado de São Paulo. O Centro atende situações de conflitos pré-processuais e processuais nas áreas cível, de família e fazenda pública, através de funcionários treinados como conciliadores e mediadores. Casos como separação, guarda dos filhos, pensão, acidentes de trânsito e falhas na prestação de serviço são alguns exemplos da assistência do Cejusc.
Durante a conversa o desembargador explicou como funcionária o Centro, que irá desafogar a demanda do judiciário, da importância de se ter parceira com as prefeituras e Universidades. Ele comentou que o atendimento é gratuito e que casos simples que ficam anos na Justiça, no Cejusc são resolvidos em menos de um mês, sem a necessidade de uma disputa judicial que pode levar anos.
A principio os conciliadores do Cejusc irão atender na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), até que sejam feitas as adaptações necessárias no prédio do antigo Fórum, na rua do Rosário, ao lado da Igreja de São Benedito.
O juiz Pedro Paulo Feranato comentou que a cidade já conta com um serviço de conciliação, mas que com a instalação do Cejusc o atendimento será mais abrangente e irá diminuir a demanda no judiciário. Na oportunidade junto com o juiz Mauro Antonini, pediu ao presidente da ACIPI, Ângelo Frias, apoio para implantação do sistema de dados. Frias comentou que a ACIPI sempre procura colaborar com o poder público e o desenvolvimento da cidade e solicitou a minuta do contrato que contenha as necessidades e gastos, para analisar junto com os demais diretores da entidade. A vereadora Márcia Pacheco, que luta desde 2012 pela implantação do Cejusc, disse que a implantação da “justiça rapidinha”, como ficou conhecido o Centro é um grande ganho para a população piracicabana que poderá resolver as situações de conflitos de forma rápida e sem grandes prejuízos para as partes. Após a reunião o desembargador Valdeci Álvares, esteve no prédio do antigo Fórum para conhecer o local onde será instalado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, para analisar as condições do prédio que precisará de uma reforma.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.