16/7/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde iniciou este mês uma série de visitas às unidades de saúde do município de Piracicaba. O objetivo é transformar os profissionais que atendem o público (técnicos e enfermeiros) em multiplicadores, que irão levar à população informações sobre a prevenção de doenças.
Com orientação do NAES (Núcleo de Apoio e Educação em Saúde), o orientador pedagógico do CCZ, Márcio José Ermida, visita as unidades e aborda temas sobre animais peçonhentos e vetores, dando dicas sobre a prevenção de doenças como dengue, raiva, febre maculosa, além de orientações sobre a prevenção do aparecimento e a eliminação de animais como morcegos, carrapato-estrela, caramujo africano e roedores.
Segundo Ermida, as conversas têm duração entre 15 e 30 minutos e a repercussão tem siso bastante positiva entre os profissionais. “Eles estão sendo bastante receptivos às visitas e tiram dúvidas diversas sobre os vetores. Em alguns casos, eles copiam dados que acham importantes, como o número de casos ou solicitações referentes a determinado vetor. Já percebi até participantes que levam material de anotação e ficam atentos a qualquer dado que considerem importante”, destaca o orientador pedagógico.
Para o secretário da Saúde, Pedro Antonio de Mello, a iniciativa é fundamental. “É um trabalho muito importante desenvolvido por nosso CCZ, pois a prevenção sempre foi a melhor solução para muitas doenças. Essa orientação e a criação de multiplicadores irá servir para alertar a população, que deve ser nossa aliada na prevenção e combate às doenças”, disse Mello.
O trabalho já foi realizado nos Crabs (Centro de Referência em Atenção Básica) Novo Horizonte, Cecap e Vila Cristina e deve ser estendido a todas as unidades da Atenção Básica.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.