2/8/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa
Todas as unidades do Case realizaram atividades diferenciadas com crianças e adolescentes
Não é para pouco, em 246 anos cabem muitas histórias e tradições. Foi assim que teve início a roda de conversa com crianças e adolescentes atendidas na unidade Parque dos Sabiás, do Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Cultura, tradição, sotaque, história entre outros assunto abordados, aguçaram a curiosidade dos educandos que fizeram de um momento de reflexão, uma oportunidade para imaginar o Engenho Central em sua época de atuação, a produção da pamonha, o jeito caipira de ser, os bonecos de Elias, o véu da noiva. Personagens da história de Piracicaba, jamais esquecidos.
Em meio a tantas perguntas, a identificação de uma cidade acolhedora que envolve mineiros, japoneses, italianos, baianos e muitas outras origens.
Após a integração em classe, as educadoras apresentaram às crianças e aos adolescentes, um teatro que ilustrou a história de um personagem, que chegou em Piracicaba para trabalhar e se admirou com a cidade. Durante a apresentação ao som do hino de Piracicaba e do XV, o personagem foi apresentado a um pescador que orgulhoso, falava sobre a experiência com o Rio e a beleza contida nas paisagens que circundam a cidade de Piracicaba.
Em comemoração aos 246 anos de Piracicaba, todas as unidades do Case realizaram várias ações com os atendidos. Cerca de 1.000 crianças e adolescentes participaram nos dois períodos de atendimento, nas unidades do Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Oriente. Jd. Itapuã, Parque Orlanda e Parque dos Sabiás.
O Case atende crianças e adolescentes, entre 06 e 15 anos, em situação de risco pessoal e social, visando oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, auxiliando no desenvolvimento para a construção de um projeto de vida baseado nos direitos de cidadania.
Diariamente, as crianças e os adolescentes participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.