28/9/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O vereador Carlos Gomes da Silva, Capitão Gomes (PP), solicita a Executivo através de Requerimento aprovado durante a Reunião Ordinária da última quinta-feira (27/09), informações sobre os equipamentos instalados nas Academias ao Ar Livre, bem como a orientação de como utilizá-los.
Melhorar a qualidade de vida é uma das grandes preocupações da população, que tem procurado cada vez mais as academias para se exercitarem, , aquelas que não têm acesso às academias particulares ou que não gostam de freqüentá-las, tem procurado as “academias ao ar livre”.
Instaladas pelas Prefeituras Municipais em áreas de lazer, o objetivo da “academia ao ar livre” é oferecer aos freqüentadores a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso. Embora os aparelhos tenham como foco usuários da terceira idade, eles podem ser usados por pessoas de todas as faixas etárias, desde que acima de 16 anos, como recomenda as empresas fabricantes. Possuem equipamentos como simulador de cavalgada, alongador, surf ou twish lateral, pressão das pernas ou leg press, remador, simulador de caminhada, esqui, rotação dupla diagonal e rotação vertical, entre outros aparelhos O vereador solicita o posicionamento do Conselho Federal de Educação Física e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte quanto a essas “academias ao ar livre” e o que sugerem aos Municípios para que essas atividades físicas não tragam problemas aos usuários. No ponto de vista do parlamentar a “academia ao ar livre” seria mais benéfica se o Poder Público assumisse a responsabilidade de orientar os usuários. “ O que nos deixa temerosos é que as pessoas façam seus exercícios de qualquer jeito. Não sabemos ao certo se o uso desses equipamentos oferecem algum tipo de risco de lesão. Vale destacar que o Poder Público de Londrina – PR lançou uma cartilha “Manual de Utilização dos Aparelhos para Iniciantes” com as orientações gerais de como utilizar os equipamentos com segurança e comodidade”, comentou. No Requerimento o vereador questiona quem são os fornecedores dos equipamentos instalados nas Academias ao Ar Livre, se eles informam a função de cada equipamento e para que servem, se é fornecida alguma análise de biomecânica, os critérios técnicos para aprovar a compra dos equipamentos e se tem algum especialista envolvido. Ele também questiona se há alguma aos usuários das academias, se são informados quanto a riscos de lesões, se os profissionais de Educação Física pertencentes ao quadro de funcionários públicos sabem a função desses equipamentos e se participaram da compra dos equipamentos? O documento o vereador pergunta se é possível colocar profissionais de Educação Física, conforme sugere o Conselho Federal de Educação Física, para orientação dos usuários das academias ao ar livre e a viabilidade de confeccionar uma cartilha “Manual de Utilização dos Aparelhos para Iniciantes” com as orientações gerais de como utilizar os equipamentos com segurança e comodidade.
.
“ Entendemos ser fundamental, antes de iniciar qualquer atividade física, procurar um médico ou um profissional com vivência em traumas do esporte, para receber orientação ideal para cada tipo físico e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa. Para isso também é necessário a presença de um profissional, in loco, orientando os freqüentadores dessas “academias ao ar livre”. O que não vêm ocorrendo”, comentou o vereador.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.