10/5/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A iniciativa "Farmacêutico na Praça", que neste sábado (11) levará à praça José Bonifácio cerca de 40 voluntários, entre farmacêuticos e universitários, para prestar atendimentos gratuitos à população, foi o tema abordado pelo vereador Carlos Gomes da Silva (PP) na tribuna, na reunião ordinária realizada na noite desta quinta-feira (9).
Durante o evento, que acontecerá das 8h às 12h, qualquer pessoa poderá aferir a pressão arterial e fazer exames para detecção de diabetes e hepatite C. Além disso, profissionais de Farmácia também vão dar dicas de prevenção a doenças e tirar dúvidas da população em relação ao uso racional e às diferenças entre medicamentos de referência, genéricos e similares.
Será a terceira vez que a cidade receberá o projeto, que é organizado pela unidade do Conselho Regional de Farmácia de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Faculdade de Americana (FAM) e da organização não-governamental Saúde em Vida. Detalhes do "Farmacêutico na Praça" foram apresentados a Capitão Gomes por Luciana Canetto Fernandes e Milena Abdelnur Ruggiero, respectivamente diretora do CRF-SP de Piracicaba e coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Prefeitura. Elas estiveram no gabinete do vereador na manhã desta quinta-feira. Na tribuna, Capitão Gomes deu detalhes da campanha. "Farmacêuticos estarão ali medindo a pressão arterial e orientando sobre diabetes e hepatite C. A pessoa vai coletar uma gotícula de sangue: se for detectada alguma anormalidade, irá para um exame gratuito e, se for constatado realmente que tem o vírus da hepatite C, ela será encaminhada ao médico Hamilton Bonilha e terá acesso gratuito aos remédios." Capitão Gomes lembrou que a realização de testes para detecção de hepatite C é importante sobretudo a pessoas que, antes de 1993 (ano a partir do qual o vírus passou a ser conhecido), passaram por procedimentos como cirurgia ou transfusão de sangue. A doença, como ressaltou o vereador, é conhecida por não apresentar sintomas aparentes, o que, em geral, retarda seu diagnóstico e faz muitas pessoas ignorarem que estão infectadas com o vírus. "Achar é uma coisa; não ter a doença é outra, diferente. Se tiver, pelo menos com tratamento preventivo a doença não vai levar o cidadão a óbito", refletiu o parlamentar. PPA "Gostaria de agradecer aos vereadores que participaram da audiência pública. As ideias que foram levantadas, no que tange à nossa Comissão, foram condensadas em 99 páginas, que serão entregues ao prefeito para que estude com carinho a possibilidade de inseri-las no PPA", comentou Capitão Gomes.
Capitão Gomes também falou sobre a realização da audiência pública, no último sábado (4), para demonstração e avaliação do Plano Plurianual de Piracicaba para o período de 2014 a 2017. A reunião foi agendada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pelo parlamentar.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.