22/6/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O secretário municipal de saúde de Piracicaba, Fernando Cárdenas, lançou na manhã desta quinta-feira, 21 de junho, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. A iniciativa tem parceria com a Fundação do Câncer Jaime Pereira (Funjape).
O secretário de saúde, Fernando Cárdenas disse que o serviço de saúde realiza aproximadamente de 40 mil exames por ano, divididos entre o sistema público e privado. Mas iniciativas como essa são importantes para atingir aquelas pessoas que não procuram o sistema.
“Temos 20 Unidades Básica de Saúde (UBS) e cerca de 41 unidades do Programa de Saúde da Família que estão capacitadas para realização do papanicolau, além de toda estrutura necessária para atender a população”, completou Cárdenas.
As amostras são enviadas parte no Laboratório Municipal da Saúde e parte no Hospital do Câncer de Barretos. O resultado não é imediato, mas as intercorrências são rapidamente diagnosticas e por isso é possível agilizar o tratamento no caso de alterações.
A presidente da Funjape, Maria de Fátima Pereira Gandelim, lembrou que apesar do bom número de exames que são realizados todos os anos, ainda existe uma lacuna de, pelo menos, 20 mil mulheres que não fazem o papanicolau. Por isso, iniciativas como essa são de extrema importância.
Também em parceria com a Funjape, que já existe desde 2010, a Secretaria de Saúde realizou as campanhas de prevenção de câncer de próstata e câncer de boca, e o resultado foi muito positivo em ambas.
O médico mastologista da Secretaria de Saúde, Sergio Bruno Barbosa, ressaltou que a pasta tem se empenhado em reforçar as ações de prevenção que envolve as doenças femininas, e que Piracicaba está muito à frente no tratamento de cânceres de mama e útero.
O Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM) oferece tratamento completo e de altíssima qualidade para as mulheres e, em relação ao câncer do colo de útero, 60% dos casos quando diagnosticados precocemente são resolvidos na própria unidade.
“O mais importante é lembrar que esse tipo de câncer tem cura quando diagnosticado a tempo, além de ser totalmente preventivo, basta que as mulheres tenham consciência e procurem as unidades de saúde que estão totalmente capacitadas para atender essa demanda”, completou o médico.
É importante lembrar que as grávidas também podem fazer o exame, sem causar nenhum risco a saúde do bebê.
Atividades
No próximo sábado (23), a Secretaria de Saúde realizará panfletagem no Terminal Central Integrado (TCI). Seis técnicos de enfermagem distribuirão panfletos e filipetas com orientações para incentivar as mulheres a participarem da mobilização e agendamento dos exames. Estima-se atingir cerca de cinco mil mulheres que passarem pelo local.
Já no dia 30 de junho acontece o chamado dia “D” da campanha. Cerca de 1.000 mulheres serão chamadas através da Central de Relacionamento com Usuários do SUS (Centrus) para atendimento em dez postos na cidade (Confira abaixo a lista dos pontos). Em cada uma das unidades dois enfermeiros e um técnico de enfermagem farão atendimentos das pacientes.
O Departamento de Atenção Básica (DAB) do município, setor responsável pelas UBS e PSF, estará aberto para supervisão e contará com auxílio de um médico e um enfermeiro, além de um carro de suporte.
- UBS Vila Cristina
Avenida Raposo Tavares, 1851.
- UBS Vila Rezende
Rua Santo Estevão, 394.
- UBS Piracicamirim
Rua Gonçalves Dias, 70.
- PSF Santa Fé
Rua Professora Laura F. Campos Ferrari, 550.
- PSF Kobayat Líbano
Avenida Francisco Antonio Perin, 987.
- NASF Cecap
Rua Melvin Jones, 91.
- NASF Vila Sônia
Rua João Zem, 751.
- NASF Santa Terezi
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.