1/10/2014 - Piracicaba - SP
Objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença
Aprovado na 53ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (29), o projeto lei 224/2014 institui o Dia da Consciência e Atenção aos Portadores do Lúpus no Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba. A propositura é de autoria do vereador Paulo Eduardo Seade Serra (PPS) e estabelece a data de 9 de maio para as atividades de conscientização.
Segundo Serra, que é médico cardiologista, o lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida em que há uma participação do sistema imunológico com a formação de autoanticorpos, que podem “agredir” o organismo através de inflamação de múltiplos órgãos e sistemas. É frequente em mulheres na época do período fértil, que compreende teoricamente da primeira até a última menstruação. Nos períodos da pré e pós menopausa as incidências entre homens e mulheres tendem a se aproximar.
Embora não se conheça a causa, fatores genéticos, hormonais (estrógenos), ambientais (luz solar, medicamentos, infecções) estão associados ao desenvolvimento da doença. O peso de cada um desses fatores difere de paciente para paciente. Destacam-se nos fatores desencadeantes a irradiação ultravioleta (solar e, em menor intensidade, das luzes brancas artificiais). Alguns pacientes podem apresentar um quadro de lúpus induzido por medicamentos (hidralazina, isoniazida, sulfas, e outros menos comuns); é o chamado lúpus induzido por drogas.
“O projeto que apresentamos tem como objetivo estabelecer uma data, visando mobilizar o poder público, e conscientizar a sociedade da existência da doença e as formas de prevenção e possíveis tratamentos”, completa Paulo Eduardo Seade Serra.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.