Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

28/1/2014 - Piracicaba - SP

Bandeira planeja ações em prol dos deficientes auditivos




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Vereador do PSDB recebeu nesta segunda-feira, 27, a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Gediane Tenório

Na tarde desta segunda-feira, 27, o vereador André Bandeira recebeu em seu gabinete a interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Gediane Tenório, para debater ações e atividades que englobem deficientes auditivos do município. No encontro, o vereador frisou que já vem organizando novidades para este ano. “Estamos com algumas ideias pré-definidas, porém queremos ouvir sugestões para entendermos a necessidade e assim executarmos ação organizada, baseada na troca de informações e experiências”, disse Bandeira. 

Para as pessoas que possuem essa deficiência, não existe “conversa falada, ruídos ou barulhos do dia-a-dia”. Mesmo assim, sempre encontram meios para se comunicar e seguir a vida normalmente, com maneiras adaptadas e até diferentes. A Libras é o segundo idioma oficial do Brasil e é a forma de comunicação mais usada entre as pessoas com deficiência auditiva, além de ser de grande valia e importância, pois é meio de garantir a preservação da identidade de cada um, o qual contribui para a valorização e o reconhecimento do espaço na sociedade. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município existem 22.546 pessoas com deficiência auditiva, o qual engloba a perda parcial ou total da audição.

As causas da surdez podem ser por má-formação (genética) ou por lesões nas orelhas ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo, e pode ser segmentada em graus. A deficiência auditiva moderada é a incapacidade de ouvir sons com intensidade menor que 50 decibéis e costuma ser compensada com a ajuda de aparelhos e acompanhamento terapêutico. Em graus mais avançados, como a perda auditiva severa (quando a pessoa não consegue ouvir sons abaixo dos 80 decibéis, em média) e profunda (quando não escuta sons emitidos com intensidade menor que 91 decibéis). Perdas auditivas acima desses níveis são consideradas “surdez total”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.