14/8/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Foi com gritos e fortes salvas de palmas que um público superior a 500 pessoas acompanhou o anúncio dos vencedores da etapa regional do "Prêmio Gestão Escolar 2013", na noite desta terça-feira (13), em cerimônia no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos. O evento coroou o trabalho feito pela Escola Municipal "Maria Canale Angelellli" e pela Escola Estadual "Pedro Moraes Cavalcanti" ––a qual, agora, irá representar Piracicaba na fase paulista do prêmio.
Outras instituições também foram reconhecidas pelo desempenho em indicadores específicos da lista que define os critérios da boa gestão escolar, como "participação e envolvimento dos estudantes" e "integração escola-comunidade-sociedade". Foi a quarta edição do prêmio, que na região é organizado em parceria da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba (que também inclui Águas de São Pedro, Charqueada, São Pedro, Saltinho e Santa Maria da Serra) com a Câmara, por iniciativa do vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (PDT).
No total, 46 escolas públicas (27 municipais, das cidades de Piracicaba, Charqueada e São Pedro, e 19 estaduais) inscreveram-se para concorrer ao prêmio. Após análise dos relatórios de autoavaliação enviados pelos participantes, o Comitê Regional do "Gestão Escolar", formado por 20 pessoas, visitou 12 estabelecimentos de ensino (6 municipais e 6 estaduais) para, então, apontar o vencedor de cada segmento. Ary afirmou ter ficado impressionado com o público que lotou o salão do Clube do Sindicato dos Metalúrgicos. "É uma satisfação imensa ver uma quantidade tão grande de pessoas reunidas pela educação. Não me lembro de ter participado de uma sessão solene com tanta gente interessada na educação", disse o vereador, citando seus 17 anos de Câmara. À frente da realização do evento desde a primeira edição, há oito anos, Ary lembrou o sonho que movia os pioneiros no projeto. "Quando realizamos o prêmio pela primeira vez, em 2005, eram meia dúzia de diretores bem intencionados que não sabiam bem ao certo onde isso iria dar." O questionamento dos problemas que predominavam nas escolas, como os motivos que levavam os alunos a não aprenderem, foi o que impulsionou os gestores a pensar em alternativas para melhorar a qualidade do ensino. "Começaram a surgir, então, os primeiros planos de ações participativas", observou Ary, que saudou todas as escolas que fizeram a autoavaliação. Centenas de professores e estudantes, com cartazes e camisas temáticas, prestigiaram o evento, que também contou com a presença do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), dos vereadores Dirceu Alves da Silva (PPS) e José Luiz Ribeiro (PDT), do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), da secretária municipal de Educação, Ângela Maria Jorge Correa, do diretor regional de Ensino de Piracicaba, Fábio Augusto Negreiros, e das representantes Beatriz de Mello Marques (pela Coordenação Estadual do "Prêmio Gestão Escolar"), Heloísa Maria Guzzo (pela Secretaria de Educação de Charqueada) e Maria Aparecida Francisca de Pádua (pela Secretaria de Educação de São Pedro). Realizado em todo país, com etapas regionais e estaduais que precedem a grande final, o "Prêmio Gestão Escolar" é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. Tem como objetivo estimular as escolas públicas a, a partir de uma autoavaliação, mostrarem o desenvolvimento de suas gestões ––além de incentivar o processo de melhoria contínua delas–– pela elaboração de planos de ações.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.