10/12/2014 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Projeto de decreto legislativo 59/2014, do vereador Pedro Kawai (PSDB) foi aprovado na reunião ordinária de quinta-feira (4).
Foi aprovado na reunião ordinária de quinta-feira (4) o projeto de decreto legislativo (PDL) 59/2014, do vereador Pedro Kawai (PSDB), que institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba a reunião solene em comemoração ao Dia Municipal do Karate-Do, a ser celebrado, anualmente, em 25 de Outubro.
Na justificativa da propositura, o vereador recorda que o karate-do é um sistema de luta ofensiva e desarmada que, como todas as artes marciais orientais, está intimamente ligada ao espírito do zen-budismo. Em tradução literal do japonês, karate-do significa “caminho das mãos livres”. Primeiro vereador de origem nipônica em Piracicaba, Pedro Kawai é um grande incentivador da cultura oriental, especialmente a japonesa.
Introduzido no Japão no Século 17, o karate-do era praticado apenas por intelectuais e guerreiros nobres. O estilo desenvolveu-se e aperfeiçoou-se na ilha de Okinawa, logo depois de invadida pelo senhor Satsuma, do clã Shimazu, que proibiu a posse e o uso de armas pelos habitantes da ilha. Assim, povo daquela região começou a se especializar em combate de mãos vazias, com o intuito de se livrar da opressão.
O karate-do chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos. Durante décadas, professores vindos do Japão ensinavam a “arte da mão vazia” aos jovens descendentes nikkeis e aos poucos os brasileiros que começaram a se interessar pela arte marcial.
Atualmente, existem milhares de praticantes no País, incluindo o município de Piracicaba, onde existem dezenas de academias (Dojos) ensinando a disciplina e determinação não aplicadas apenas ao esporte, mas também ao dia a dia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.