Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/12/2013 - Piracicaba - SP

Após um ano, Central de Fisioterapia já realiza 4 mil atendimentos/mês




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Na tarde desta quarta-feira, 4, o vereador Gilmar Tanno (PSDB) visitou a unidade e elogiou o que chamou de “trabalho de excelência”

Em pouco mais de um ano de funcionamento – foi inaugurada em 10 de agosto – a Central de Fisioterapia já realiza em torno quatro mil atendimentos ao mês. Instalada em prédio de 1.500 metros quadrados, a unidade recebe pacientes primordialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também recebe pacientes de planos de saúde. “Muitas pessoas querem ser atendidas aqui, devido à qualidade do serviço, e como o SUS é universal atendemos a todos, sem distinção”, disse a coordenadora Julia Negri. 

Na tarde desta quarta-feira, 4, o vereador Gilmar Tanno (PSDB) visitou a unidade e lembrou que ele próprio já foi atendido na Central de Fisioterapia. “Fui muito bem atendido, e o mais importante é que a equipe atende a todos com a mesma qualidade”, disse o vereador. Os números demonstram que em pouco tempo a unidade conseguiu obter excelência no atendimento. São nove fisioterapeutas, entre eles uma destinada apenas ao trabalho na piscina, que atendem, em média, 24 pacientes ao dia. 

A coordenadora Julia Negri enumera diversos fatores para o bom atendimento da Central de Fisioterapia, a começar pela localização. Construída em terreno na avenida Piracicamirim, está a poucos metros do terminal de ônibus do bairro, o que facilita o acesso das pessoas, “as quais normalmente estão com a mobilidade reduzida”. Além disso, a unidade está a menos de 500 metros da Central de Ortopedia e Traumatologia (COT), uma das portas de entrada dos pacientes. “Mas os nossos atendimentos são encaminhados pelas UPAs, UBSs e PSFs”, acrescentou Julia Negri.

“Menina dos olhos” da Central de Fisioterapia, a piscina é considerada o “motivo por qual a central tornou-se uma demanda”, como explica Julia. Ela lembra que por conta da necessidade de oferecer o serviço na rede, desenvolveu-se o projeto da unidade especializada. Atualmente, a piscina com uma fisioterapeuta aquática, Elisangela Oliveira, mas a expectativa é que nos próximos dias outro profissional integre-se à equipe. A piscina tem todas as condições de trabalhar com pacientes em diversos estágios de mobilidade, desde leve e moderado até cadeirante. 

A Central de Fisioterapia também é a sede do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), em que uma equipe de profissionais realiza atendimentos de pacientes impossibilitados de sair de casa. Na unidade, existe uma sala em que são realizados treinamentos para a família do acamado. Atualmente, são 150 atendimentos e, segundo a responsável pelo PAD, Lúcia Novello, os pedidos passam por uma triagem, onde são avaliados os critérios de atendimento. “A grande maioria é idoso, pacientes tetraplégicos, com Mal de Alzheimer, ou doenças terminais”, lembra Lúcia. 

Para o vereador Gilmar Tanno (PSDB), é papel do legislador, além de fiscalizar as ações do Executivo, também mostrar aquilo que está dando certo. “Existem tantas situações ruins na saúde, mas quando vemos a Central de Fisioterapia, exercendo um trabalho de excelência, precisamos mostrar que é possível, sim, o poder público oferecer atendimento com qualidade”, finalizou o vereador. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.