10/6/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Com apresentação musical e discurso de autoridades, foi inaugurada, neste domingo, 9, a nova sede do Espaço Pipa (Promovendo Inclusão, Partilhando Ações). A entidade, que completa 30 anos em 2013, desenvolve trabalhos voltados à inclusão de pessoas com síndrome de down e outros tipos de deficiência, para que os assistidos conquistem o maior grau de autonomia possível.
De acordo com a presidente da instituição, Fabiane Gomes de Oliveira, o novo espaço, que possui 610m², “foi planejado e desenvolvido para que cada um dos atendidos tenha o seu desenvolvimento completo. O Espaço Pipa possui assistente social, pedagoga — que faz o acompanhamento escolar dos assistidos aqui, nas casas e nas escolas —, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo, que atende tanto o down como a família”.
Representando a Câmara, o vereador André Bandeira (PSDB) disse que antes de sofrer um acidente de carro, que o deixou com deficiência física, desconhecia o mundo dessas pessoas. “A partir de então, comecei a aprender, a ver e a sentir na pele o que é isso. E quando a gente fala em deficiência, em acessibilidade, em inclusão, infelizmente nossa sociedade liga muito deficiência apenas com o cadeirante. O mundo dessas pessoas é muito grande. Envolve não só os cadeirantes, mas também os deficientes intelectuais, os deficientes visuais e os auditivos. A gente vê pessoas abnegadas aqui (no Espaço Pipa), participando há bastante tempo dessa entidade sem viver essa realidade da deficiência, sem precisar passar por uma situação como eu passei, para poder dedicar o tempo delas a essas pessoas que tanto precisam disso. Por isso, temos de parabenizá-las todos os dias”. “Fui prefeito durante oito anos e tive a oportunidade de conviver com as entidades sociais que faziam um trabalho de inclusão social e de educação especial. Como secretário da educação, o Gabriel Ferrato (PSDB) — atual prefeito de Piracicaba — teve atenção especial em relação a essas entidades. Durante a campanha eleitoral nós falávamos da importância da continuidade do trabalho voltado para o social e o Gabriel assumiu essa bandeira e não interrompeu nenhum dos programas iniciados. Pelo contrário, ele ampliou e hoje (ontem) a gente entrega essa sede”, argumentou o ex-prefeito e atual presidente do Fundo de Desenvolvimento da Educação, Barjas Negri (PSDB). Ferrato também discursou e disse que conseguiu, junto com Barjas, “fazer uma parceria na educação, construindo essas sedes próprias das entidades, livrando-as do aluguel. O motivo principal era dar assistência ao trabalho que elas vinham fazendo em prol da população que mais precisa do poder público. Piracicaba é um exemplo de inclusão social. A criança, desde o berçário, tem o atendimento adequado e isso vai até os 10 anos, período no qual a criança fica na rede municipal de ensino. A gente teve a felicidade de continuar esse trabalho sendo eleito prefeito”. Outras autoridades estiveram presentes no evento, como o deputado estadual Roberto Morais (PPS), o secretário municipal de governo, José Antonio de Godoy, a secretária de desenvolvimento social Eliete Secamilli e o vereador Pedro Kawai (PSDB).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.