19/9/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Vinte alunos da 8ª série do Colégio São Dimas participaram do projeto "Conheça o Legislativo", na manhã desta quarta-feira (19), a convite do vereador Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS). É o terceiro ano consecutivo que a escola vem à Câmara.
Responsável por acompanhar a turma, a professora de geografia Márcia Cristina Chiodi avaliou a visita com "nota 10". "Muito bem organizada, assuntos pertinentes, muito boa. É uma oportunidade que deveria ocorrer até mais vezes, inclusive com palestras de formação da cidadania, já que eles são adolescentes e as escolas são muito carentes disso", declarou.
Márcia considerou a participação dos alunos no projeto importante por trazer uma visão do Poder Legislativo diferente daquela que os jovens se acostumaram a ouvir. "Saímos daqui com outra ideia, outra consciência. São oportunidades como essa que fazem de nós pessoas melhores."
Para a professora, conhecer as funções atribuídas aos vereadores permite que os estudantes "desenvolvam a real consciência dessa conquista que é voto". Ela ainda sugeriu à Câmara usar suas instalações para promover palestras de cidadania e formação política à população, além de cursos de direitos e deveres aos novos legisladores eleitos, "para terem mais consciência" do papel que representam. Carlinhos também comentou sobre a iniciativa de trazer estudantes à sede do Legislativo piracicabano. "É uma oportunidade importante para vocês saberem como funciona a Câmara e o que fazem os vereadores, porque mais tarde vocês poderão estar aqui", afirmou o parlamentar. Carlinhos citou uma experiência de seu mandato ––o caso de uma escola no bairro Santana que recebeu pavimentação nas ruas de seu entorno após abaixo-assinado feito por alunos e vizinhos––para exemplificar como reivindicações da população podem alcançar o objetivo desejado. "O vereador é uma das figuras mais próximas do povo. Com o vereador, você tem liberdade de falar e cobrar, porque ele tem que estar junto da comunidade. Vocês são uma ferramenta importante para a cidade melhorar." Os estudantes do Colégio São Dimas assistiram a palestras com o historiador Fábio Bragança e os advogados Bruno de Oliveira e James Granziol. Ao final, discutiram um projeto de lei contra a prática do bullying em ambiente escolar, que foi aprovado, com quatro votos contrários. Os estudantes Lucas Zocca Fonseca, de 14 anos, no papel de presidente; Marina Sesso Granato, 14, como primeira secretária; e Isabella Perecin Vitti, 14, como segunda secretária, formaram a Mesa Diretora.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.