15/6/2016 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Fotos: Fernanda Schimdt
Desvendar o mundo da música erudita para as crianças é o objetivo do projeto ABC do Dó Ré Mi, que a Orquestra Sinfônica de Piracicaba desenvolve com recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. Na semana passada, 10/06, foi a vez dos estudantes das escolas municipais José Pousa de Toledo, Profª Tercília Bernadete Sanches Costa, Profº Fábio de Souza Maria e André Franco Montoro irem ao Teatro Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, para participar do projeto. Até novembro, 2.940 crianças serão contempladas pela iniciativa.
A edição 2016 do projeto teve início em março deste ano, com patrocínio, via Lei de Incentivo à Cultura, das empresas Caterpillar Brasil e Raízen. No showcerto, além da execução de obras consagradas, os músicos fazem uma aula introdutória sobre todas as famílias dos instrumentos, suas funções, elementos e características. Instrumentos de brinquedo são incorporados à cena, tornando ainda mais divertida a intervenção. Segundo o maestro Luís Fernando Dutra, que rege a orquestra, a intenção é familiarizar as crianças aos diferentes aspectos dos instrumentos.
O roteiro costura música e teatro, por meio de diálogo cômico entre o maestro e o ator Romualdo Sarcedo, que guiam a plateia pelo maravilhoso mundo dos sons, sempre ilustrado pela música executada pelos instrumentistas. Ao servir de ponte entre público e orquestra, o ator faz questionamentos sobre o papel do maestro, os gestos da regência e a sonoridade acústica.
Familiarizar-se com os instrumentos não foi difícil para Isaque Gabriel, 9 anos, da Escola Municipal André Franco Montoro. Para ele, que canta, toca guitarra, violão, teclado, flauta e bateria, a experiência foi muito proveitosa. "Eu amei a apresentação porque pude ver alguns instrumentos que não conhecia", disse Isaque.
Para a professora de Isaque, Juciléia Bella Marinho, essa apresentação acrescentou uma nova experiência ao garoto, já que ele pôde ouvir, de uma só vez, diferentes instrumentos musicais. "O contato com a música erudita foi de extrema importância não só para o Isaque, mas para todos os estudantes dessa faixa etária, para despertar o gosto por esse gênero musical", disse Juciléia. "O Projeto ABC do Dó Ré Mi é enriquecedor, pois os alunos tiveram o prazer de conhecer um local rico em cultura, conhecimento e aprendizado, que é o Teatro do Engenho", ressaltou.
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba tem como apoiadores culturais a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffer, Cultura Artística, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.