Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

6/8/2014 - Piracicaba - SP

Alunos da EM Ida Lombardi participam da Semana da Pipa sem Mortes




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

A Semana Educativa - Pipas sem Mortes está sem sua 16º edição.

Alertar os alunos sobre os perigos provocados pelo uso do cerol, mistura de vidro e cola passado na linha da pipa, é o objetivo da Semana Educativa  - Pipas sem Mortes, conforme decreto legislativo 7/1999, de autoria do ex-vereador Luciano Júnior, organizado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, vereador João Manoel dos Santos (PTB).

Na manhã desta quarta-feira (06), os alunos da Escola Municipal professora Ida Francez Lombardi, participaram da Semana Educativa, que contou com palestras do técnico em recuperação de energia da CPFL, Reinaldo Ângelo Corrêa e Fabio Andrade e do Cabo Guaracy, do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

Ao fazer uso da palavra o técnico da CPFL, Reinaldo Corrêa, falou sobre a história da pipa, que é originária da China, passando por experimentos científicos ao longo da história, como o que resultou na criação do para-raios, por intermédio de Benjamin Franklin (1752) e de Alberto Santos Dumont (1906), ao juntar várias pipas quadradas que deram origem ao avião.

Ele alertou as crianças devem empinar pipa sempre longe dos postes de energia elétrica, não usar papel alumínio na confecção do brinquedo, evitar dias de chuva e com vento forte e não subir em lajes e em seguida apresentou uma reportagem do programa Fantástico, com o médico Dráuzio Varella e o jovem Silas Martins (15), que recebeu uma descarga de alta voltagem de energia elétrica ao soltar pipa na laje de sua casa e acabou perdendo um braço, um dedo de cada pé e várias lesões pelo corpo.

Em seguida, o cabo Guaracy, falou sobre o uso do cerol, mostrou diversas imagens de lesões e acidentes causados pelo uso do material, que tem comercialização e fabricação proibida pela lei estadual 10.017/1998 e alertou que as maiores vítimas do cerol são os motociclistas, principalmente, os usam a moto nos fins de semana e feriados, pois os entregadores profissionais têm antenas, que os protegem de serem atingidos pelas linhas cortantes e os ciclistas.

Desde o início do ano a energia elétrica em Piracicaba foi interrompida 57 vezes devido o contato da linha e da pipa com a fiação, provando curto circuito e afetando o abastecimento de eletricidade. O problema se agrava com o uso do cerol e da linha chilena e durante o período das férias escolares e meses em que há a predominância de ventos

Estão previstas para a Semana Pipa sem Mortes palestras aos estudantes da rede pública, com encerramento na sexta-feira (8), com a tradicional ‘Revoada de Pipas’, no Parque ‘João Herrmann Neto’, na Rua do Porto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.