16/10/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Obra lançada em 30 de junho resgata atuação de grupo de teatro piracicabano
A Câmara de Vereadores de Piracicaba irá homenagear com a moção de aplausos 200/2013, o escritor Alexandre Luiz Mate pelo livro Andaime – Um jeito de Ser, que marca os 25 anos do grupo Andaime Teatro Unimep. De iniciativa do vereador Paulo Camolesi (PV), a propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (14).
Doutor em história pela USP (Universidade de São Paulo) e professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Mate integra as comissões de análise dos dois principais nas artes cênicas no país: os prêmios Shell e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Seu envolvimento com Piracicaba torna-se maior a partir de 2010, quando passa a integrar a comissão debatedora do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).
Na propositura, o vereador destaca os trabalhos importantes de Alexandre, militante no movimento teatral da cidade de São Paulo, formado em educação artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1976 e com mestrado em artes cênicas em 1990 pela USP.
Alexandre escreveu seis livros com referência ao teatro e em Andaime - Um Jeito de Ser conta a trajetória de 25 anos do tradicional grupo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). O lançamento da obra ocorreu em 30 de junho, no Teatro Unimep.
No processo de organização do livro, ele coletou entrevistas com os fundadores do grupo, entre eles Antônio Chapéu e Carlos Jerônimo, que em 1986 integraram o elenco do primeiro espetáculo do Andaime, O Diabo e o Homem à Brasileira. Desde então foram 12 peças encenadas com a participação de 60 atores e nove diretores. O elenco percorreu 101 cidades brasileiras (e duas no exterior) e conquistou 120 prêmios nos principais festivais de teatro.
“Busquei trabalhar em uma linguagem mais fácil, com divisões pensadas, que terminam com um capítulo onde os integrantes escreveram suas opiniões a respeito do grupo. A troca de experiência e cumplicidade entre os integrantes do grupo é visível, dando origem ao espetáculo em que cantavam e encenavam as histórias da cidade: Lugar Onde o Peixe Para. Os integrantes puderam reavaliar seus preconceitos, coroando o grupo e ajudando a incentivar a cultura na cidade”, disse Mate.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.