5/8/2016 - Piracicaba - SP
ALERTA - estelionatário se passa por agente do Procon
da assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba
A ACIPI e o Procon Piracicaba alertam para um novo golpe no comércio de Piracicaba: uma pessoa está se passando por agente do Procon e tentando vender o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para empresas do comércio e serviços, com a alegação de que esta seria a edição de 2016 e, que se o estabelecimento não tiver o código atualizado, poderá ser multado.
As informações são da procuradora jurídica, Lucinéia Piseli Ometto que, em contato com a Acipi, relatou o caso: “O Procon está realizando a ‘Operação Dia dos Pais’ com visitas no comércio de Piracicaba e dois agentes oficiais relataram que um comerciante comprou o Código de Defesa do Consumidor de uma pessoa identificada com um crachá do Procon. Segundo o lojista, o golpista afirmou que ele precisa adquirir aquela versão atualizada de 2016 para que, posteriormente, não fosse multado”.
De acordo com Lucinéia, “o Procon não comercializa o CDC nem qualquer outro tipo de material. Quando temos algo para orientação, distribuímos gratuitamente. Portanto, este caso trata-se de um golpe”, completa.
A procuradora explica, ainda, que os agentes oficiais do Procon estão sempre devidamente identificados para tentar evitar fraudes.“Nossos agentes trabalham identificados com dois crachás: um do Procon, com nome, cargo e logo do Procon São Paulo, e outro da Prefeitura de Piracicaba. É fundamental que os lojistas desconfiem e peçam para verificar os crachás. Em caso de desconfiança, entre em contato com o Procon e tire suas dúvidas”.
MATERIAL GRATUITO – Como entidade representante do comércio, indústria e prestação de serviços, a ACIPI distribui o CDC gratuitamente, além de disponibilizá-lo na versão digital para download. Para consegui-lo, basta comparecer na sede da entidade (rua do Rosário, 700 - Centro) e solicitar uma cópia.
É possível, também, acessar a página issuu.com/acipi e baixar o material sem custos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Acipi: 3417-1766, ou com o Procon Piracicaba: 3433-3974.