Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

7/10/2015 - Piracicaba - SP

Aeroporto Municipal "Comendador Pedro Morganti" passa por simulação de emergência




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Aeroporto Municipal “Comendador Pedro Morganti”, de Piracicaba, testou sua estrutura para combate a incêndios e emergência, no último dia 02 de outubro, realizando o Exercício Simulado de Emergência. A ação é feita a cada 2 anos conforme recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O simulado tem o intuito de avaliar o Plano de Emergência do aeroporto e observar o estado de prontidão dos órgãos e empresas envolvidas, além de testar todos os recursos disponíveis para uma situação real de acidente aéreo.

No exercício, que contou com cerca de 60 participantes, houve a simulação de diversas situações, onde se pode observar o tem e resposta para atender uma situação emergencial, envolvendo a Brigada de Incêndido da Prefeitura, técnicos de segurança do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, pessoal do setor administrativo do Aeroporto e dos hangares e alunos e professores da escola Técnica de Enfermagem (ETB). Toda a preparação e efetivação do exercício durou cerca de 3 horas e meia.

Segundo Fellipe Reis, diretor do Aeroporto, que está atrelado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o simulado serviu de treinamento e avaliação da capacidade das pessoas que compõem o Corpo de Voiluntários de Emergência do Aeroporto, composto por funcionários do local e dos hangares, em agir em caso de emergência.

Fabiano da Rocha, Técnico de Segurança do Trabalho do SESMT, avalia que os exercícios de simulação são importantes para aprimorar os procedimentos em situações reais. “Através desses treinamentos podemos verificar como podemos melhorar nossos procedimentos, buscando mais eficiência a cada dia”, destacou.

O Tenente Emanoel, do Corpo de Bombeiros, destaca que a corporação sempre procura participar dos exercícios de simulação de emergência, por reconhecer a sua importância em termos de segurança para evitar sinistros.

Como Comandante da Brigada de Incêndio da Prefeitura, José Antonio do Amaral Caprânico explica que as Brigadas são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. “Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de exercícios de simulação, entre outras funções”. A Brigada conta com 18 membros e é responsável pela segurança da Prefeitura e de todos eventos realizados pelo poder público, como por exemplo Festa das Nações, espetáculos e jogos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.