Sábado, 19 de Abril de 2025

Mais lidas da semana

13/4/2016 - Piracicaba - SP

Aedes do Bem receberá registro temporário da Anvisa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta terça-feira (12) que concederá um registro especial temporário à Oxitec para que a empresa possa usar seu mosquito geneticamente modificado, OX513A, conhecido como Aedes aegypti do Bem, em todo o território nacional.

O inseto transgênico é utilizado na região do Cecap/Eldorado, em Piracicaba, desde abril do ano passado. A tecnologia gerou redução preliminar de 82% das larvas selvagens do Aedes aegypti, transmissor da Zika, dengue e chikungunya na área tratada, e será estendida pela prefeitura do município à região central, com aproximadamente 60 mil habitantes.

A previsão é que o projeto no Centro tenha início no próximo mês. Com a expansão do Aedes aegypti do Bem, a Oxitec irá construir uma biofábrica em Piracicaba, gerando mais de uma centena de empregos diretos.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, a posição da Anvisa reitera a eficácia e segurança da tecnologia que vem sendo implantada no município desde abril. "A busca por alternativas no combate ao mosquito transmissor de tantas doenças que afetam nossa população é um compromisso que temos desde o início de nosso mandato e, diante do resultado positivo do Aedes do Bem no CECAP, decidimos expandir o projeto para a região central, beneficiando ainda mais pessoas”, disse Ferrato.

O OX513A foi aprovado pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) em 2014. O Brasil ainda não possuía, porém, legislação para regular essa classe inovadora de tecnologia para controle de vetores. Com parâmetros definidos hoje, a Anvisa está elaborando novas regras para construir no Brasil um marco legal capaz de lidar com essa tecnologia e com produtos similares que venham a ser desenvolvidos.

Recentemente recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para uso em condição operacional, o mosquito geneticamente modificado da Oxitec também foi bem recebido pela presidente Dilma Rousseff, que declarou apoiar a tecnologia em discurso em 23 de março. A OPAS (Organização Panamericana de Saúde) também acaba de anunciar que vai dar apoio técnico a governos e prefeituras que queiram implementar o Aedes aegypti do Bem na luta contra esse perigoso mosquito.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.