11/4/2012 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba
Após inaugurar o Viaduto Soldado Dener Francisco de Lima e liberar o acesso na Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis), a Secretaria de Obras (Semob) trabalha para concluir a duplicação da alça de acesso da Av. Dr. Paulo de Moraes para a Av. 31 de Março. O trecho, entre os dois viadutos, passará a ter dois sentidos de direção. Outra modificação é a abertura na Av. 31 de Março, ao lado do Hipermercado Walmart, que possibilita o acesso dos motoristas que estão na avenida direto para a Dr. Paulo de Moraes.
Como as galerias de água pluviais já haviam sido instaladas, os trabalhos começaram na abertura do trecho. Devido a baixa qualidade do solo, a base da estrutura asfáltica foi feita rachão. As equipes executam a terraplenagem e guias e sarjetas para, na sequência, fazer a capa asfáltica. A duplicação será concluída em 20 dias, podendo variar de acordo com as condições climáticas.
Para finalizar os trabalhos de remodelação viária na Av. Antonio Fazanaro, a esquina das ruas José Corder e Prof. Lauro Alves C. de Almeida passará por modificações na calçada para facilitar o trânsito.
Mais opções no trânsito
Com a abertura do último trecho da Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis), entre a rua Ernesto G. Rizzi e a Av. Dr. Paulo de Moraes, o trânsito passará por modificações e o motorista ganha mais opções. O novo viaduto, onde havia a linha da Fepasa, terá mão de direção no sentido Centro-Bairro, enquanto que o antigo (Hiroaki Torigoi), antes de mão dupla, ficará com tráfego no sentido Bairro-Centro. A rua Prof. Lauro Alves C. de Almeida passará a ser mão única, em duas pistas, no sentido Bairro-Centro.
No encontro das ruas Prof. Lauro Alves C. de Almeida, Visconde do Rio Branco, José Corder e Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis) a construção da rotatória está em fase final. Ali o motorista, vindo da nova avenida, poderá seguir pelas ruas Visconde do Rio Branco, José Corder ou fazer o retorno. Quem antes vinha da Av. 31 de Março, pela alça de acesso, era obrigado a seguir pela Av. Dr. Paulo de Moraes, no sentido Centro. Com a rotatória, poderá seguir em direção a Av. Luciano Guidotti pela nova avenida.
Nova avenida
A Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis), que tem 1,5 km de extensão, foi liberada ao trânsito no dia 2 de abril, após a inauguração do Viaduto Dener Francisco de Lima. Dentro do Plano de Mobilidade Viária, a via foi projetada para desafogar o trânsito da cidade, que vê o número de veículos subir ano a ano, e hoje conta com uma frota de 240 mil automóveis.
Antes do início das obras, foi preciso vencer um longo caminho até a autorização da concessionária ALL (América Latina Logística), responsável pelo passivo da antiga estrada de ferro, e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). “Cumpridos os trâmites burocráticos, iniciamos a primeira etapa com a construção do primeiro quilômetro em pista dupla, fazendo a integração das avenidas Dr. Paulo de Moraes, Luciano Guidotti e Alberto Vollet Sachs. Esse trecho foi aberto em outubro de 2011. Na sequência executamos o viaduto sobre a Av. 31 de Março, com 47m de extensão por 7,20m de largura, aproveitando a estrutura da antiga ponte da linha férrea. Por fim, a última etapa fechou o trecho de 580m que liga o viaduto à Av. Dr. Paulo de Moraes”, explicou Arthur Ribeiro, secretário de Obras. Também compõem esse projeto as rotatórias construídas entre o Spazzio de Fatto e a CNA (antiga Coopersucar), e ao lado da Faculdade Anhanguera.
Esta avenida de 1,5 km, construída sobre o antigo leito da ferrovia, foi projetada em 2010, dentro do Plano de Mobilidade Viária que norteia as ações urbanas da cidade, para criar um corredor binário ligando duas regiões populosas: Paulista/Paulicéia e Piracicamirim/Morumbi. Além de compor o chamado “corredor Norte-Sul”, que vem desde Santa Teresinha e segue até o Taquaral, a Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis) melhora a fluidez do tráfego nas avenidas Dr. Paulo de Moraes, Independência, Alberto Vollet Sachs e Luciano Guidotti, além do bairro Higienópolis.
Paulo Prates, secretário de Trânsito e Transportes, enfatizou que, antes, os motoristas que pretendiam acessar a avenida Comendador Luciano Guidotti, no Jardim Elite, vindos da avenida Dr. Paulo de Moraes, tinham que cortar o Higienópolis. A mesma dificuldade sentiam os moradores, que reclamavam dos transtornos provocados pela circulação de veículos dentro do bairro. “Com a criação desta nova via, se desafogou o trânsito no bairro e na confluência dessas avenidas.”
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