24/9/2013 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
No sábado de manhã, vereador André Bandeira (PSDB) também destacou a importância da campanha “Pare, pense, viva”
O encerramento da Semana da Acessibilidade, organizada pelo vereador André Bandeira (PSDB), foi marcada pela 3ª Caminhada de Acessibilidade e Inclusão, com saída na Casa do Povoador e término na área de lazer na Rua do Porto. “É um momento importante para darmos visibilidade à causa e demonstrar às pessoas o quanto é fundamental o tema”, avalia. Além da acessibilidade de pessoas com deficiência, a caminhada reuniu a campanha “Pare, pense, viva”, de educação no trânsito, da Secretaria Municipal de Transito e Transportes (Semuttran).
“Inclusão e educação dos motoristas são temas ligados”, disse André Bandeira, ele próprio vítima de acidente de trânsito. O vereador lembrou que, anualmente, no Brasil são liberados mais de 60 mil de seguros obrigatórios, “o que aponta o nível de pessoas afetadas com acidentes de trânsito”, avalia Bandeira. O legislador lembrou, ainda, que são contabilizadas mais de 42 mil mortes por acidentes de trânsito por ano. “E as pessoas que ficam com alguma deficiência por conta destes acidentes ultrapassam os 120 mil”, acrescenta o criador do Fórum da Pessoa Com Deficiência.
A caminhada no sábado pela manhã reuniu cerca de 100 pessoas, entre eles dois secretários municipais, Sérgio Furtuoso (Emprego e Renda) e João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny (Esportes, Lazer e Atividades Motoras). Também estiveram representantes do movimento “Não foi acidente”, o qual pede aprovação de penas mais duras para motoristas alcoolizados, e integrantes da recém-criada a Associação Piracicaba de Ostomizados, que reúne 291 pessoas na cidade.
Os participantes também exibiam cartazes com mensagens que pediam o fim do preconceito às pessoas com deficiências como também exigem do poder público mais ações voltadas para melhorar a acessibilidade. “Uma cidade voltada para a inclusão pensa não apenas nas pessoas com deficiências permanentes, mas também naquelas com deficiências temporárias, como pessoas operadas”, avalia Bandeira.
A Semana da Acessibilidade iniciou no dia 27 de agosto e, diferente de anos anteriores, durou quase um mês, “por conta das agendas das diversas atividades”, disse o vereador. Desde o início, com o tradicional desfile no Shopping Piracicaba, até a Caminhada, realizada no sábado, 21, no Dia Nacional da Luta das Pessoas Com Deficiência, as atividades envolveram ainda palestras sobre inclusão em edificações e apresentações teatrais. “Ano a ano a gente procura incrementar as atividades, dando oportunidade às pessoas a juntarem-se com a gente”, disse.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.