21/2/2014 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Ação garantiu a construção de uma nova caixa d´água aos moradores dos bairros São Francisco, Cecap, Eldorado e Perdizes, que sofriam constantemente com a falta d'água.
Em resposta a um requerimento do vereador José Luiz Ribeiro (SDD), o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) projetou e construiu um reservatório com 4 mil metros cúbicos de capacidade e uma estação elevatória para pôr fim às constantes falhas no abastecimento de água que afetavam a região do bairro São Francisco.
Após receber da população local um abaixo-assinado com mais de 530 adesões reivindicando a melhoria, José Luiz buscou informações com o Semae por meio do requerimento 377/2011, aprovado pela Câmara.
A região que apresentava o problema compreende os bairros Cecap, Eldorado, Taquaral, Taquaral Ceasa, São Francisco, Santa Rita e adjacências. Conta com cerca de 7.200 ligações de água e uma população estimada de 25 mil habitantes.
Com o adensamento populacional da área, o sistema de abastecimento até então existente tornou-se incapaz de prover água com normalidade para toda a região, principalmente em lugares mais altos (como o Santa Rita/Perdizes, São Francisco e Residencial Bertolin) em momentos de maior consumo, fazendo a população local diariamente sofrer com a falta d'água.
SOLUÇÃO - Diante da cobrança feita por José Luiz, o Semae construiu um reservatório com 4 mil metros cúbicos de capacidade e a estação elevatória. O reservatório elevado existente no bairro Cecap tem a finalidade de amortecer as vazões de pico e garantir o abastecimento integral de todo o sistema, mesmo em momentos de maior consumo.
Segundo o Semae, com essa obra, o volume de água reservada na região cresceu de 750 metros cúbicos para 4.750 metros cúbicos, ou seja, um acréscimo de 533%. Além disso, para garantir a normalidade no abastecimento de água à população, foi instalado um equipamento do tipo "booster" na parte mais alta do bairro São Francisco, a fim de manter pressões adequadas 24 horas por dia, mesmo nas partes mais altas do bairro.
"É importante que a infraestrutura, como um todo, acompanhe o desenvolvimento populacional de nossa cidade, senão teremos cada vez mais casos como esse", ressaltou José Luiz.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.