Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

22/3/2016 - Piracicaba - SP

6ª exposição Batom, Lápis e TPM está aberta ao público




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Criada para homenagear as mulheres pelo seu dia internacional, e claro, para estimular e oferecer espaço a artistas amadoras e profissionais, estrangeiras e brasileiras, para mostrarem suas produções gráficas, a Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) abriram na noite da última sexta-feira, 18/03, no Museu do Açúcar, Armazém 5 do Engenho Central, a 6ª mostra Batom, Lápis e TPM.

“Batom, Lápis & TPM surgiu para incentivar a participação das mulheres no universo das artes gráficas. É também uma maneira de homenagearmos a todas as mulheres no mês dedicado a elas”, disse a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

A artista curitibana Pryscila Vieira, da mostra paralela Amely, Uma Mulher de Verdade, aberta também na mesma ocasião, agradeceu a parceria e ressaltou o carinho que tem por Piracicaba. “Tenho uma história com Piracicaba. Há 20 anos venho para cá, no Salão de Humor. Tenho muito carinho por essa cidade, muito respeito. Sempre digo que sou cidadã honorária do município. E agradeço imensamente o carinho com que me trataram mais uma vez nessa exposição maravilhosa”, disse ela em seu discurso.

Este ano, o CEDHU recebeu aproximadamente 100 trabalhos, de 48 artistas de 12 países: Alemanha, Argentina, Brasil, China, Espanha, Egito, Irã, Guatemala, Colômbia, Bélgica, Itália e Rússia. Destes, foram escolhidas 70 obras, entre cartuns, caricaturas, charges e tiras para serem expostos na mostra Batom, Lápis & TPM.

Na abertura, além da artista Pryscila Vieira, estavam presentes mais quatro artistas expositoras: Janine Pestana, Maria Luziano, Sônia Torrezan e Estela Menegalli. Para Maria Luziano, que participa desde o primeiro evento, a Batom, Lápis e TPM encoraja e dá espaço às mulheres a mostrarem seus trabalhos, suas críticas e sensibilidades. “Além disso, é um convite para sermos mais atuantes neste cenário de humor gráfico, e tem funcionado com êxito”, disse.

Dessa vez, as participantes tiveram liberdade de escolha do tema para a elaboração de seus trabalhos. De acordo com o produtor gráfico do CEDHU algumas obras retratam relacionamentos; a mulher no mercado de trabalho e suas multifunções (profissional, mãe, esposa, etc); tecnologia; mensagens poéticas; caricaturas de mulheres icônicas, como a pintora mexicana Frida Kahlo e a inesquecível atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe, entre outros.

SERVIÇO – Exposição Batom, Lápis & TPM. Visitação gratuita até 9 de abril, de terça a domingo, e feriados, das 9h às 17h, no Museu do Açúcar, Armazém 5 do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454 (em frente à Ponte Pênsil).

Amely, Uma Mulher de Verdade: visitação também até 9 de abril, de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h, no Museu do Açúcar, Armazém 5 do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454 (em frente à Ponte Pênsil). Mais informações pelo telefone (19) 3403-2620.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.