9/10/2018 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Festa Literária de Piracicaba chega à sua 3ª edição com mais de 20 atividades gratuitas em vários espaços culturais. A programação repleta de exposições, feira e lançamento de livros, saraus, palestras, programação infantil e infanto-juvenil, contação de histórias e muito mais, será realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro. A Flipira é coordenada pelo Centro Literário (Clip) e Grupo Oficina Literária de Piracicaba (Golp), com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Academia de Letras, Recanto dos Livros e Instituto Histórico e Geográfico (IHGP).
Neste ano, os homenageados serão Lino Vitti, poeta da cidade e Castro Alves, poeta nacional.
A coordenadora do evento, Raquel Delvaje, explica que a Flipira foi criada com o objetivo de fomentar a literatura na cidade. “Essa ideia surgiu a partir da visita de grupos literários de Piracicaba à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ficamos encantados com o interesse da população e a programação que ressalta a arte literária”.
“ A festa é um importante veículo de disseminação da cultura, pois promove diversas atividades, envolvendo também, as escolas da cidade. Com a participação e colaboração dos grupos literários de Piracicaba, como o IHGP e Academia de Letras, vamos crescendo a cada ano, e um dia quem sabe, a gente chega lá, com a grandeza de uma festa igual a de Paraty”, comenta Ivana Negri, integrante da organização do evento.
A abertura oficial acontece na sexta-feira, 19, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda, com a exposição Um Recorte sobre a Obra de Thales Castanho de Andrade e seu livro Saudade, o lançamento do livro A Baratinha Assanhada e o Gafanhoto Arteiro e palestra com o professor e historiador, Armando Alexandre dos Santos.
No sábado, a partir das 9h, a população poderá conhecer a exposição Piracicaba em Letras & Imagens, no Casarão do Turismo; participar do momento Castro Alves, protagonizado pelos escritores Esio Pezzato, Irineu Volpato e João Batista Athayde. Às 17h, haverá o Sarau Literário Piracicabano, em homenagem à Ana Marly de Oliveria Jacobino, com o grupo Encontro Cultural.
No domingo, 21, a programação tem início às 10h, no entorno do Casarão do Turismo, com o projeto Flipirinha – espaço lúdico para crianças; sarau com o cantor Kilder Jarier, homenagem ao príncipe dos poetas, Lino Vitti, com poemas declamados por membros do Clip e Golp. A partir das 12h, terá programação infanto-juvenil, com lendas amazônicas; lançamento dos livros infantis Nhô Lica o Colecionador de Pedras e A Lenda da Inhala Seca; a chegada do personagem Chaves; apresentações e declamações de alunos das escolas municipais Dr. Prudente, Profa. Dionetti Callegaro Miori, prof. Antonio de Mlelo Cotrim, Dom Aniger Francisco de Maria Melillo, Prof. Manassés Ephrain Pereira e Instituto Baroneza de Rezende. Das 16h às 17h, o público poderá participar da gravação do programa Balaio Trançado de Histórias, da Rádio Educativa FM, com a escritora Carmelina de Toledo Piza.
Ação Social
Durante o domingo da Festa Literária, serão vendidos livros novos e usados, no valor de R$5 a R$ 10. Toda a renda será destinada ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba.
Serviço – 3ª Festa Literária (Flipira). Dias 19, 20 e 21/10. Exposições, feira e lançamento de livros, saraus, palestras, programação infantil e infanto-juvenil e contação de histórias no Casarão do Turismo, Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda e Museu Prudente de Moraes. Convites para a palestra devem ser reservados pelo (19) 98345-6461 (Raquel).
Programação:
Dia 19/10
19h - Cerimônia oficial de abertura
Local: Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda (rua Saldanha Marinho, 333, Centro).
Dia 20/10
9h às 13h –Abertura da exposição de painéis “Piracicaba em Letras & Imagens”
15h – Momento “Castro Alves”, protagonizado pelos escritores Esio Antonio Pezzato, Irineu Volpato e João Baptista Negreiros Athayde
Local: Casarão do Turismo (Rua do Porto, 1.433, Parque da Rua do Porto)
17h - Sarau Literário Piracicabano em homenagem a Ana Marly de Oliveira Jacobino, com o grupo “Encontro Cultural”
Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes Barros (rua Santo Antônio, 641, Centro)
Dia 21/10 (Atividades serão realizadas no entorno do Casarão do Turismo)
10h – Projeto Flipirinha
10h – Sarau com o cantor Kilder Jarier
10h – Homenagem ao Príncipe dos Poetas – Lino Vitti (poeta da cidade) e Castro Alves (poeta nacional)
12h – Né, que foi o Boto – Cia Epopeia de Teatro
14h - Lançamento dos livros Infantis “Nhô Lica o Colecionador de Pedras” e “A lenda da Inhala Seca”
14h – Chegada do personagem Chaves, com Daniel Valin
14h às 17 h - Interação Literatura/Escola
15h30 – Entrega do prêmio Flipirinha do Concurso Literário Estudantil
16h às 17h – Gravação do programa Balaio Trançado de Histórias
17h – Encerramento
Fonte: SemacTur
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.